E@Educa

O portal e@educa® tem por objectivo fornecer às Autarquias um serviço de gestão inovador na área da educação, visando dar resposta ao aumento de competências dos municípios neste sector.

O e@educa® é uma aplicação informática que funciona em ambiente Web, o que significa que pode ser usado em qualquer computador que tenha acesso à internet, não existindo custos de instalação ou limite de utilizadores.

Esta ferramenta de trabalho é composta por diferentes níveis de acesso, permitindo que diversos serviços da Autarquia o utilizem, mas também pode ser utilizado pelos diversos actores educativos das escolas ou até pelos próprios encarregados de educação, criando uma dinâmica que por um lado facilita todos os processos de gestão da autarquia, e por outro cria uma maior ligação com os encarregados de educação e munícipes.

O e@educa® está já actualmente implementado em 16 Concelhos, onde se realiza a gestão dos serviços disponibilizados por estas autarquias, a aproximadamente 20.000 crianças num universo total de cerca de 350 Escolas EB1 e Jardins de Infância.

A aquisição e implementação do e@educa® pode ser realizada por fases, pois o portal é constituído por 10 módulos, podendo a autarquia optar pela solução que melhor se adapte às suas necessidades.

Destacamos algumas funcionalidades inovadoras do portal e@educa®:
 

  • Gestão das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) e da Componente de Apoio à Família (CAF);
  • Pagamento dos diversos serviços prestados pelo município (ex: refeições escolares)
  • Possibilidade de pagamentos dos serviços pelo Multibanco;
  • Acesso a informação sobre as avaliações e presenças dos alunos;
  • Comunicações através de e-mail ou SMS;
  • Gestão da acção social escolar;
  • Gestão de actividades nos períodos de férias e interrupções lectivas;
  • Gestão e manutenção dos equipamentos escolares;
  • Controlo de refeições e dos refeitórios;
  • Gestão de Transportes Escolares;
  • Controlo de acessos à escola dos alunos e dos seus Encarregados de Educação;
  • Processamento de facturação e remunerações (integração nas aplicações de Gestão Autárquica);
  • Segurança Escolar;
  • Elaboração de Horários;
  • Carta Educativa.

 
Esta ferramenta é composta por diferentes níveis de login, permitindo o acesso à informação específica da sua área de trabalho aos diferentes utilizadores:

  • Município;
  • Agrupamentos ou Escolas;
  • Professores;
  • Entidades Parceiras e/ou Prestadores de Serviços;
  • Encarregados de Educação.

 
O e@educa® resulta da parceria entre a Via Educação e a CEDIS® - Consultores em Sistemas de Informação e Informática, Lda.

Partilhar »